Normalmente aulas de ballet têm a mesma estrutura: Aquecimento, barra, exercícios de centro, diagonais e agradecimento. Claro que depende do tempo que a aula dura, se a aula for pequena, nem sempre dá tempo de fazer tudo (nestes caso é interessante manter aquecimento, barra, diminuir centro e diagonal e encurtar a révérence) ou se o professor quer diferenciar por algum propósito particular.
Bem, falando nos exercícios de centro e diagonal, segue a ordem que é sugerida para que eles sejam executados e as características de cada um deles. Afinal, nada é por acaso no ballet:
Tendus
O primeiro exercício no centro é quase sempre uma combinação de tendus. Estes ajudam no alinhamento e servem para o trabalho contínuo para fora da barra. As combinações são concebidas para a prática do deslocamento do peso de uma perna para a outra e ou de uma perna (um peso) para duas pernas (dois pesos) de modo que ajude-nos a encontrar o equilíbrio.
AdágioEm seguida normalmente acontece o adágio, em que executamos os movimentos lentos e controlados. A música para este exercício deve ser bastante lenta e ênfase está na suavidade e controle.
PiruetasEmbora as piruetas também estejam presentes em outras combinações, é bastante comum fazer um exercício específico para elas. Normalmente executadas em aulas de níveis intermediários ou avançados. No caso das turmas iniciantes, o professor deverá analisar o nível da turma antes de introduzir as piruetas aos exercícios. Podemos unir valsas e piruetas.
Petit AllegroSão pequenos saltos. Servem para aprendermos a mover os pés de forma rápida e acentuada, utilizando exercícios de barra como frappés para atingir precisão em seus movimentos. As vezes também são feitas baterias.
Grandes Saltos
Normalmente, a parte final da aula, também chamado de grand allegro . São os maiores saltos, como gran jetés, por exemplo. Podendo ser combinados com giros, deslocamento e feitos em diagonal.
Normalmente, a parte final da aula, também chamado de grand allegro . São os maiores saltos, como gran jetés, por exemplo. Podendo ser combinados com giros, deslocamento e feitos em diagonal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário